PROFESSOR, ME INDICA UM LIVRO?

Essa frase acima, assim mesmo, de forma coloquial, é a frase que mais escuto em meu dia a dia. Sim, sou professor e sim, falo de livros. Antes de mais nada permita que eu me apresente: meu nome? Pode me chamar de Kajotha Negreiros. Sou professor de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de Texto na rede particular de ensino e foi a Literatura, assim mesmo, com maiúscula, que me levou aos bancos acadêmicos e depois à sala de aula, foi meu amor e entusiasmo pelos livros que me fizeram abraçar o magistério e foi graças ao meu prazer em falar de livros que me levou a essas disciplinas e a ouvir essa pergunta de alunos e amigos.
Pois bem. Acho que já é possível saber quem sou e o que pretendo com esse blog: isso mesmo, falar de livros. Foi pensando nessa pergunta que resolver escrever sobre o assunto que mais gosto de falar. Foi pensando em todos que um dia me perguntaram e ainda perguntam que livro indicaria que resolvi sair da sala de aula e tentar atingir o maior número possível de pessoas que gostem de ler ou até mesmo pessoas não muito íntimas dos livros e que gostariam de começar por algum lugar.
Mas não pensem, hipotéticos leitores, que esse blog será como os de crítica literária tradicionais. Apesar de ser um professor na área não farei aqui esse tipo de trabalho. Não é essa minha pretensão. Quero nesse espaço conversar de forma leve, como um bate papo de boteco, quero que aqueles que buscarem essa página (assim espero) o vejam como aquele amigo que indica um bom livro e fala com o prazer de quem leu e curtiu a obra. Quero que cada um que venha até está página possa sentir o mesmo entusiasmo que senti ao ler algum livro.
Por isso escreverei apenas sobre as obras que me encantam. Como disse, não farei crítica literária, não falarei de todo lançamento e dizer se o livro é bom ou ruim, isso tem aos montes na internet. Quero falar daquilo que me trouxe uma experiência única, que me fez sair da realidade por alguns instantes e me causou deslumbramento. Quero que passar o que senti ao ler o livro sem fazer qualquer juízo de valor, sem qualquer tentativa de qualificar ou desqualificar alguma obra. Aqui será um espaço para o encanto, o alumbramento com a magia das belas letras.

Então é isso. Fiquem confortáveis em comentar, dizer o que acharam do blog, das dicas e que possam ter o mesmo encantamento que tive ao ler os livros que indicar. Boa leitura e bem-vindos.

Comentários

  1. Muito legal a iniciativa!
    Boa sorte com o Blog.
    Estarei acompanhando os posts.

    ResponderExcluir
  2. Legal! Ansiosa pelos próximos posts. :)
    Rafa (ohmylivros.wordpress.com)

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado a todos pelas palavras de insentivo. Espero que todos se divirtam e curtam os livros como eu vou me divertir escrevendo e lendo as obras aqui indicadas

    ResponderExcluir

Postar um comentário